catarinaaragon.files.wordpress.com |
Denise Alves
Cansada. É assim que estou me sentindo. O corpo hoje foi forçado até o limite para concluir tarefas. Se não quisesse nada tudo estaria tranquilo, mas como tenho alguns alvos a frente preciso me esforçar. E isso me lembrou a palavra de Deus à Josué: Esforça-te e tende bom ânimo (Josué 1.7).
Eles estavam na fronteira de Canaã. A terra que fora prometida como herança para o povo de Israel pelo próprio Deus. Contudo esse mesmo Deus diz que Josué precisaria se esforçar para conquistar a terra. Assim como Josué tenho percebido que não é porque é de Deus, que significa que vai ser fácil.
Mesmo sendo promessa de Deus, muitas vezes vai ter guerra. E na guerra você precisa de treinamento, precisa de exercício físico, precisa aprender a manusear espada e escudo, precisa acordar cedo e muitas das vezes ir dormir tarde ou varar madrugada vigiando.
Poucas foram as batalhas na história de Israel que Deus anuncia que o povo não teria que pelejar (2 Cronicas 20.17). Em grande parte da conquista de Canaã, a manutenção do território e a resistência contra ataques inimigos, requereu muito esforço, privações e algumas mortes no caminho, mesmo estando Deus com eles.
Muito me impressiona pessoas que 'estão esperando em Deus', quando na verdade deveriam estar 'marchando' - a menos é claro, que haja uma direção expressa de se manter quieto até segunda ordem, o que pode acontecer, mas tenha muita certeza disso.
Mas a grande maioria dos casos se resolveria com um simples – que nunca é tão simples assim - 'colocar a cara na rua', 'pegar o telefone', 'meter a cara nos livros', porque Deus antes de tudo é um Deus justo. E uma das leis por Ele estabelecida é a mundialmente conhecida Lei da semeadura: você colhe o que planta. (Galatas 6.7)
Como é que Deus vai abençoar a prova de uma pessoa crente quando esta apenas ficou orando e jejuando, enquanto que um descrente passou madrugada estudando? Como abrir a porta de emprego se nem na porta do emprego você está, mas deitado no sofá assistindo TV?
É o dia foi cansativo.... mas valeu a pena, porque ao final sempre posso contar com o maravilhoso convite de relaxamento no spa dos braços do Senhor: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. (Mateus 11.28).
Eu fiz a minha parte. Agora é com Ele.