3

O que é Banzo?

     Você sabe o que é ?! ainda hoje se discute o significado desta palavra. O mais aceito tem uma remota origem africana, equivalendo a pensar ou meditar. O termo também há tempos designou uma doença.Em 1799, por exemplo, Luíz Antonio de Oliveira Mendes apresentou, na Academia de Ciências de Lisboa, um estudo sobre as doenças agudas e crônicas que mais acometiam os africanos , retirados da África para serem escravos no Brasil. O banzo esava entre eles. Quais os sintomas? Os escravos ficavam entristecidos e, paravam de falar, acima de tudo deixavam de se alimentar, mesmo que lhes oferecessem as melhores comidas do Brasil ou da África, fato que os conduzia a falência!
     Quem não ficaria triste, sendo vendido como mercadorias em feiras? E ainda eram comprados separados dos seus familiares.Que banzo!
     Há muito quero falar sobre o assunto e fiquei resistindo, pois não é fácil comentar sobre algo tão "pesado", o banzo que os escravos sentiam, e, fazer um paralelo com o que temos vivido hoje em nossa sociedade, a tristeza. Tristeza essa que tem conduzido algumas pessoas a depressão e outras a um extremo terrível o suicídio.
     Não estou falando da tristeza como um fato comum da vida, pois, José entristeceu-se ao perder Raquel, sua esposa(Gn48.7), Ana vivia triste por causa da esterilidade(I Sm 1.15), afinal no mundo teremos aflições, não é?!
     Queremos falar da tristeza que leva-nos ao desânimo, falta de vontade de viver, essa não é uma tristeza que nos aproxima de Deus, ao contrário perdemos o ânimo até para orar, aumentando ainda mais a tristeza nos conduzindo a depressão.
     Não sou nem uma especialista, não sou psicóloga, mas quero compartilhar com você uma palavra de estímulo: Não se entregue a essa tristeza, não isole-se, não fuja das pessoas, não deixe de realizar as suas atividades diárias, levante-se desta cama, saia deste quarto!
     Não isole-se, visite um asilo, um hospital, um amigo, não guarde mágoas, libere o perdão! O melhor de Deus pra sua vida está por vir!!! Essa tristeza não pode te conduzir,alegre o seu coração, você já sorriu hoje?! Aproveite agora, sorria! Já abraçou alguém hoje?! Faça isso agora!
     Acredite que 2012 será um ano de alegria!Você vai vencer, pois quem confia naquele que venceu o mundo(JESUS), será mais que vencedor!Quero complementar esta reflexão te convidando a assistir este vídeo:
                                                       

3 comentários:

  1. Glórias a Deus! Mensagem extremamente necessária pra os dias em que estamos vivendo(dias maus),onde o inimigo tem levado muitas vidas a profunda tristeza e desanimo,o que mais ouvimos falar é em DEPRESSÃO, a palavra em sim já possui um som agressivo quando pronunciada. Que Deus tenha misericórdia destas vidas que estão se deixando levar pelas astutas ciladas do inimigo e que o Senhor nos de graça e sabedoria pra não cairmos e podermos ajudar aqueles que necessitam. Deus continue te abençoando!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Uma semana depois que minha filha nasceu entrei em uma onda de profunda tristeza! Me senti uma pessoa ingrata, pois Deus havia me dado um parto abençoado e uma filha saudável e linda: porque estava me sentindo mal?! E quanto mais eu pensava nisso mais me sentia deprimida. Quando me sentia um pouco melhor orava agradecendo, mas dali meia hora tudo voltava! Foi um pesadelo, que graças a Jesus, meu marido e família passou. Eu saia para dar uma volta: caminhar, tomar um suco, etc., mas a tristeza insistia em me acompanhar! Achei que nunca iria sair daquele turbilhão. Mas agora vejo como deixei minha fé ser abalada, pois Deus renova tudo e a tudo conserta! E tenho certeza que passei por tudo isso por algum motivo e ainda vou usufruir de alguma grande lição!

    Excelente texto e ótimas dicas. E para quem está passando por uma depressão, tenho uma dica: não precipite as coisas, pare, respire, ore. Preste atenção em você, não deixe que te entupam de remédio sem necessidade (queriam me internar e me deixar sedada por 3 dias). Preste atenção na sua intuição e nas pessoas que te querem bem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana que contribuíção maravilhosa você concede a minha postagem! Fico muito feliz com sua vitória, em Cristo somos mais que vencedores, não é verdade?!Muito obrigada por comentar em meu blog, enriquecendo-o com suas experiências e sabedoria!
    "Mulher virtuosa, quem achará?!Seu valor excede a jóias rubins."Beijos...(Pv 31.10)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, volte sempre!

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
Conheça a história da Assembléia de Deus de Sergipe



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A MULHER SEGUNDO CORAÇÃO DE DEUS!